Grécia sugere que Louvre devolva "Vitória de Samotrácia"

O ministro adjunto dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Kyriakos Gerontopoulos, propôs que a estátua "Vitória de Samotrácia", que deverá deixar o Louvre durante um ano para ser restaurada, recupere a beleza na ilha de que é originária e não volte mais.
Publicado a
Atualizado a

O ministro da região de Evros, onde se encontra a ilha de Samotrácia, disse à rádio privada Skai que "se os franceses têm um problema, nós estamos disponíveis para receber a estátua e coloca-la em exposição, desde que a entreguem".

O Museu do Louvre, em Paris, lançou esta semana um apelo para doações, esperando angariar um milhão de euros até 31 de dezembro, para financiar um parte das obras de restauro da escultura e da escada onde se encontra exposta.

"Samotrácia é uma ilha magnífica, foi lá que a "Vitória" foi encontrada, é lá que está o local arqueológico e o museu. Nós, habitantes de Evros, somos os melhores colocados para a promover", acrescentou, precisando que falava a título pessoal e não do governo.

Descoberta em 1863 partida em várias peças na ilha de Samotrácia, a estátua representa Nike, a deusa mensageira da vitória. A Grécia continua a pedir a vários museus europeus que devolvam inúmeras peças descobertas no seu território, como os frisos do Partenon de Atenas, que estão no Museu Britânico, em Londres.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt